PY0SP / PY0DX - 15.-19.12.1967

PY0SP / PY0DX - 15.-19.12.1967zoomExatamente às 18:35 do dia 15 de dezembro, a corveta deixou o porto do Recife para uma jornada que iria durar quase oito dias, percorrendo 633 milhas. Eram 4h da manhã do dia 18, quando, depois de aproximadamente 60 horas de viagem, um marinheiro gritou: Terra à proa! Era o que todos esperavam. às 06:30h, lá estavam frente a frente com os penedos, a uma distância de aproximadamente 100 metros, lá permaneceram por cerca de duas horas, estudando uma maneira de como desembarcar e escalar aquelas encostas escarpadas. O comandante Barreira, temendo perder sua lancha de desembarque, ordenou que seguisse para os rochedos uma jangada, levando um cabo de quatrocentos metros de comprimento e dois tambores vazios. A jangada esteve quase duas horas ao sabor das ondas, tentando desembarcar. Seus tripulantes conseguiram afinal desembarcar, amarrando o cabo em volta do farol e fazendo-o descer rocha abaixo até a água, onde prendeu os dois tambores para servir de ancoradouro.Foram descidos os equipamentos de radioamadores, geradores de corrente, antenas, alimentos e todo o material necessário ao desempenho da missão.
Há vários meses, o grande assunto na faixa dos radioamadores de todo o mundo era a expedição brasileira aos rochedos de São Pedro e São Paulo. Radioamadores dos mais distantes pontos da terra escreveram para Recife, pedindo detalhes e informações sobre a operação que agora chegava ao seu ponto culminante.
A primeira estação a entrar no ar foi a PY0DX, em telegrafia. Outra estação foi também montada, para tentar operar em fonia, simultaneamente, com outro prefixo PY0SP. Pequenos defeitos técnicos impediram, entretanto, a sua concretização. Fez-se então a transmissão por revezamento de estações, de hora em hora. Mais tarde, conseguiu-se a operação simultânea, logo posta de lado devido mútua interferência.
Cerca de 25 mil estações de radioamadores tentavam se comunicar com os brasileiros: Salvador, Plínio, Gastão, Dausiley e Jaime se revezaram no manipulador MORSE e no microfone, de modo a manter sempre uma das estações em atividade. O primeiro contato foi estabelecido às 18:00h GMT do dia 18/12. Tinha-se a impressão de que os radioamadores do mundo inteiro tinham parado suas atividades normais, com a finalidade de escutar os brasileiros. E nesse ritmo, efetuaram mais de 2.000 comunicações. O último contato tivera sido feito às 15:32h GMT do dia 19/12 e não mais foi possível fazer. O boletim meteorológico recebido pela estação de rádio da corveta era ameaçador. Assim, o comandante Barreira resolveu ordenar o término da operação e o imediato reembarque do pessoal.
Às 18:40h GMT do dia 19, a corveta Ipiranga deixou o local após 44 horas, tendo percorrido 525 milhas, chegou ao porto da Base Naval de Natal, onde atracou às 14:45h GMT, depois de realizar uma das maiores promoções que o nome do Brasil já teve no exterior.
(Quelle: Homepage: PY0SP/PY0DX in Portugiesisch linkext. Link - Photo credit: Archiv PY7AJC, QSL Collection)



<< zurück | < zur Übersicht



QSL Collection - Dokumentationsarchiv Funk

Martin Thaller IT Dienstleistungen

Sponsor CMS

Martin Thaller IT Dienstleistungen